Entrevista com Autora, super especial #24



Agatha Assis






Autora  do livro Melancolia






Fale um pouco mais do seu livro:

R. Melancolia é uma antologia que reúne diversas crônicas que é escrita na maior parte na primeira pessoa. São como desabafos, coisas que queremos muitas vezes dizer, mas não podemos. Ou pelo bom senso que nos impede ou pela falta de oportunidade. Como um verdadeiro diário.




Qual é a emoção de ter seu livro publicado?

R. Bom, esse dia ainda não chegou... Houve uns atrasos no lançamento. Mas em breve estarei lançando e poderei dizer um pouco dessa grande emoção.
Mas, posso adiantar que já estou explodindo de felicidade. É como um sonho, como se tivesse realmente sonhando; ou seja, é maravilhoso.




Pretende publicar mais algum? Conte-nos tudo...

R. Sim. Pretendo. Como todos já devem saber... Tenho um romance terminado chamado Desolada. Só estamos dando os últimos ajustes para que em breve também possa ser publicado. Sem deixar de lado meu conto “O Mundo de Faz de Conta” que será lançado com mais 24 finalista de um concurso, que mais um pouco virava outro livro de tão grande (rsrsrs).




Você acha que tem que ter lugar certo para escrever?

R. Depende muito do escritor e de sua concentração. Eu tive uma professora que sempre dizia que eu deveria me acostumar a me concentrar com os barulhos ao meu redor. Ela dizia que eu era uma ótima aluna, mas muitas vezes perdia um pontinho desnecessário por não saber me concentrar. Essa professora é maravilhosa, Rosemary Afonso.  Ensinou-me muito sobre a Teoria da Literatura entre outros diversos temas. E foi através do que ela me disse que pude começar a trabalhar esse lado. Hoje, eu escrevo com barulho ou sem barulho, no shopping, em um café... Em todos os lugares, só não posso deixar as ideias irem embora. E aproveito a oportunidade para agradecê-la.





Onde busca inspiração?


R. Nas músicas em primeiro lugar, e de acordo com os meus gostos, com a melodia e com o que ela tem a dizer. Segundo nas artes, na literatura e nas fotografias. Sempre quando preciso visualizar um local, eu procuro fotografias para fixar a imagem em minha mente. E por ultimo, mas não menos importante: filmes, muito filmes que abordam o gênero que eu esteja escrevendo no momento.




 Teve algum personagem que mais se identificou ao escrever seu livro? Qual e por quê?

R. Sim, a minha protagonista mais odiada por mim inicialmente, e durante a trama as suas mudanças de pensamentos, seu sofrimento e amadurecimento me fez amá-la como se fosse real. Neste caso, para quem não sabe é Dakota Swart do livro Desolada.




Qual é o seu autor favorito?

R. Xiii... Vocês blogueiras (os) não deveriam fazer essas perguntas aos amantes de livros. (rsrsrssr). Tenho certeza de que se sentem coagidas da mesma forma que eu por não saber responder, ou por ter uma gigantesca lista de maravilhosos escritores.
Mas vou citar alguns: Jane Austen, Agatha Cristhie, Clarisse Lispector, Emily Bronte, Lauren Kate, Lauren Oliver, Becca Fitzpatrick, Julie Garwood, Hanna Howell, Chevy Stevens, Lu Piras, Lilian Reis, M.C. Jachnkee... e muitas... (Essas foram as mulheres).
Alvares de Azevedo, Goethe, Machado de Assis, Humberto Eco, José Saramago, Tom Rob Smith, Sales Rodrigues, Adão Alves, Markus Zusak, Leonardo Born, Rafael de Souza, Chico Buarque...
Isso é maldade... Muitos e inúmeros outros escritores... (rrsrsr)




 Em todo o processo do livro, o que foi mais difícil e mais divertido?

R. O mais difícil foi abordar de forma bem real as cenas sobrenaturais, e de certa forma reconhecer algumas pontas soltas que eu lia e não percebia que estava na minha cara.
O mais divertido foi os primeiros diálogos entre Dakota e sua melhor amiga Aline. Eu me sentia na pele de Dakota sendo perturbada por Aline, uma personagem com muito humor.




Depois de um grande sonho realizado, qual sonho está mais próximo de realizar?

R. Escrever o livro, da qual mencionei hoje sobre transtornos da mente humana de forma narrativa. Para que de alguma forma eu possa ajudar essas pessoas. Mas, sei que não será fácil, por isso ainda é um sonho. Pois, não sou formada em psicologia. Serão necessárias muitas pesquisas teóricas e práticas antes de formar o enredo do livro, imagine o resto. Mas, estou aí, disponível para escrevê-lo.




Deixe uma mensagem para seus fãs:

R. Fãs? Eu já tenho fãs?? Bom, eu os considero mais admiradores de minha escrita. E muitos deles tive o privilégio de conhecer como amigo (a) e profissional e ver o quanto é maravilhoso estar rodeada de pessoas que torcem à meu favor.
Eu digo que sou muito grata, e de coração aberto, pois sei que essa estrada é longa e não é fácil de ser percorrida. E por isso sou grata.
Espero não desapontar todas as suas expectativas. E continuar sendo admirados por vocês, queridos (as). Afinal, não é para mim que escrevo e sim para todos vocês.




2 comentários

  1. isso e muito bom uma autora que escreve muito bem livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Onwnn minha linda, estou muito grata pelo seu carinho e atenção como minha blogueira parceira. Adorei o Layout, está muito fofo.

    ResponderExcluir