Resenha do livro Não foi culpa minha da Autora Ann Heberlein
Sinopse: Você é livre para escolher e tomar decisões ao mesmo tempo em que é responsável por todas as escolhas e decisões que toma. Esse é o ponto fundamental desta obra. A maior responsabilidade sempre será em relação às nossas próprias ações, que, no entanto, sempre implicarão a vida do outro. Refletir, escolher, assumir responsabilidades por todas as nossas ações e escolhas são essenciais para criar um círculo virtuoso na vida pessoal e social. Para isso, Ann Heberlein entende que é preciso reconhecer nossas limitações porque nosso potencial é limitado, aceitar que a vida nem sempre é justa, saber que ao fazer escolhas devemos arcar com as consequências, assumindo responsabilidades, que sentimento de culpa pode ser um barômetro moral que ajuda a navegar por suas próprias paragens morais e não permitir que outras pessoas decidam o que e quem você é. Ela defende ainda que todos temos a capacidade e o direito de fazer escolhas, que não devemos ter medo de intervir, censurando ou elogiando, que a colaboração compensa, que não é imoral esperarmos ser tratados do mesmo modo como tratamos os outros. Ao ler este livro, você vai se ver assumindo suas próprias escolhas e responsabilidades, não aceitando que os que o cercam se furtem a essas responsabilidades.
Capa: Linda, porque mesmo sendo branca chama bastante atenção.
Escrita: De uma forma simples e bem feita (claro).
Minha opinião: Todos deviam ler!
"Se você crê precisar ouvir que é valioso como é, então não deve ler este livro. Eu não chego ao ponto de lhe garantir que não é culpa sua que sua vida esteja uma catástrofe. (...) Este não é um livro de auto ajuda - ou é exatamente isso que é."
A autora mostra seu ponto de vista em vários casos que é conhecido através das suas palestras.
E nos mostra como é fácil colocar a culpa dos nossos problemas, das nossas dificuldades nos outros.
Um dos exemplos que mais achei interessante foi sobre o "bullyng", um garoto que maltrata uma garota todos os dias pelo fato dela ser gordinha, mas ninguém o culpava e sim a escola ou a sociedade e pediam para que a garota assumisse a responsabilidade de entender que não era a culpa dele e talvez fosse dela, de não compreender os motivos dele ser assim. Ou seja, acabaram passando a mão na cabeça do garoto e vinha com aquela frase: "Não foi sua culpa". Gente isso é erradíssimo, nós temo que aprender a assumir responsabilidades pelos atos que praticamos.
Com essa leitura aprendemos também o "preço" do perdão.
Esse livro é muito revelador e surpreendente.
Indico sim para que você leia, porque vai ter muito no que pensar e se como aconteceu comigo, mudar seu ponto de vista em varias situações, vai ter muita coisa para mudar.
"Muito obrigada a Editora por disponibilizar essa obra e por me dar o prazer de conhecer outra visão das coisas."
Classificação: Auto Ajuda - Bom
Adquira já o seu:
Sabers editoras
Ahhhh, este livro é ótimo para profissionais. Pelo menos eu que trabalho no dia a dia com pessoas, sei o quanto elas adoram colocar a culpa nas pessoas e até eu mesmo já fiz isso algumas vezes, até trabalhar este lado. Mas isso demora um certo tempo.
ResponderExcluirUm ótima dica!
Beijos,
Greice
Blogando Livros
www.amigasemulheres.com
www.facebook.com/BlogandoLivros
Achei bem legal a proposta do livro.Creio que todos devessem ler, principalmente aquele que lidam com crianças, pois acho que elas são as mais atingidas nesse mundo louco nosso.
ResponderExcluirAhhhh, lá no blog está rolando uma Gincana de Natal. A Ultima prova está no ar valendo o livro Na ilha! Tambem tem a ultima pova surpresa, valendo um kit com diversas coisas da Bruna Vieira e seus livros. Quem participar de duas provas ou mais, vai concorrer automaticamente a um kit com vários livros e uma ilustração sua! Confere lá ;D
Beeijos, Dreeh.
Blog Mais que Livros